"Meus pensamentos começam a teologar. Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária."
"Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto.
Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." Rubem Alves

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Cinnamon Rolls com chocolate meio- amargo ...Perfeitos para o friozinho....

 
           Fiz essa receita na última semana, nem ia postar agora, mas foram tantos pedidos que acabei postando já... Sabe aquelas receitas que ficam na memória afetiva da gente? Várias pessoas me contaram que comiam Cinnamon rolls quando viajavam ou moraram em outros países, e que morrem de saudade... Se eu tivesse conhecido antes, também me sentiria assim! Afinal é amor à primeira mordida...Na receita original não vai o chocolate, mas a combinação de chocolate meio-amargo e canela é irresistível...Experimente  e  se surpreenda:
       
 Cinnamon Rolls com Chocolate meio-amargo:
Receita da Chef Isadora Becker do Gastronomismo (com algumas modificações)
medida: xícara de 250 mls

Ingredientes da Massa:
3/4 xícara de leite morno
1/4 xícara de água
1/4 xícara  de manteiga derretida ou óleo vegetal ( Usei óleo de milho, pois acho q as receitas de pão com óleo ficam macias por mais tempo)
1 ovo
 1/2 xícara de açúcar
1 pitada de sal
3 xícaras e 1/4 de farinha de trigo- pode acrescentar mais um pouco se precisar
1 envelope de fermento biológico seco

Ingredientes do recheio:
 100 g manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar mascavo
1 colher de sopa de canela em pó
130 g chocolate 55% cacau picado

Ingredientes da cobertura:
1 e 1/4 xícara de chá de açúcar de confeiteiro
3 colheres de leite

 Modo de Fazer:

1-  Eu usei a MFP (máquina de fazer pão) para sovar a massa, colocando primeiro os líquidos  e ovos e depois os sólidos, conforme a ordem descrita nos ingredientes e colocando no ciclo "Massa" que dura 1 hora e 30 minutos. Caso faça manualmente a massa, siga as instruções desse vídeo aqui.

2- Após esse tempo, eu retirei a massa e abri com um rolo sobre uma mesa enfarinhada, formando um retângulo.

3- Em seguida, misturei  a manteiga com a canela e o açúcar mascavo, formando uma pasta e apliquei sobre a massa, deixando 2 cm em cada borda para poder enrolar depois. Daí piquei o chocolate e espalhei por cima da pasta:


4- Dai , passei água nas bordas sem o recheio e enrolei formando um rocambole, daí com uma faca afiada, cortei em 12 pedaços:


5- Daí, coloquei os caracóis sobre uma forma grande untada e enfarinhada, com espaço entre ele pois devem crescer durante mais 30 minutos até ficarem assim:


6- Em seguida, foram levados ao forno 180 ºC por aproximadamente 30 minutos. Retirei ainda mornos e coloquei sobre uma grade.

7- Misturei os ingredientes da cobertura : o açúcar de confeiteiro com leite , e coloquei numa bisnaga de catchup vazia ( dessas que encontramos em lojas de embalagens) e dai fiz os riscos nos pãezinhos e foram consumidos em seguida ainda morninhos! #comfortfood



segunda-feira, 19 de maio de 2014

Cheesecake de Morangos e "A culpa é das estrelas"....


       Na vida, nascemos, crescemos e fazemos planos... mas ela segue seus próprios caminhos, e durante essa jornada, muitas vezes acontecem situações que jamais aconteceriam se tudo tivesse dado certo... O filme "A culpa é das estrelas" é baseado no livro homônimo de John Green, e começa a partir  do encontro de dois adolescentes num grupo de apoio a pacientes com câncer, e daí, iniciam uma linda e emocionante história! O filme estreia a partir do dia 05 de junho nos cinemas. #expectativa .

        


 Agora , falando sobre o cheesecake, a receita original é da Nigella Lawson, mas quando vi no Blog "Frango e Farofa" com algumas adaptações, decidi reproduzir e me surpreendi com a combinação dos morangos com a farofinha de castanhas...com certeza uma receita para reproduzir muitas e muitas vezes!

CHEESECAKE COM CALDA DE MORANGO
Receita adaptada da Elisa Barros do Blog "Frango e Farofa"

80g de biscoito tipo Maria -Usei 100g de bolacha maisena
50g de castanha do Pará
80g de manteiga em temperatura ambiente
300g de cream cheese
80g de açúcar
01 colher de sopa de extrato de baunilha
½ colher de sopa de suco de limão
250ml de creme de leite fresco


Para a calda:
300g de morangos (lavados e picados)
200g de açúcar
01 colher de sopa de suco de limão
01 colher de sopa de vodca- Usei extrato de baunilha ( com fava de baunilha curtida na vodka)

Modo de Fazer

1- Usando um processador, bati as bolachas e as castanhas, e depois misturei com a manteiga, forrei o fundo de uma forma de 20 cm  de fundo removível e levei ao forno 180º C por 10 minutos. e espere esfriar.

2-  Na batedeira: Bata o creme de leite fresco até o ponto de chantilly, e reserve.

3-Em seguida bata o cream cheese,  o açúcar, o extrato de baunilha, e o limão

4- Misture os dois cremes delicadamente e despeje sobre a forma e alise a superfície.cubra com um plástico filme e leve à geladeira até a hora de servir.

5- Prepare a calda: Pique os morangos, misture com os o açúcar e o limão e reserve por 30 minutos. Depois leve ao fogo baixo, mexendo até dar o ponto. quando estiver quase no ponto, jogue a vodka  e mexa por mais 1 minuto. deixe esfriar e reserve num pote até a hora de servir.

Bon Appétit!!!